Pensamento Sistêmico

Pensamento Sistêmico para um ano 2021 Evolutivo

O Conceito de Pensamento Sistêmico nem sempre é notado no nosso dia a dia. Vivemos em constante evolução e faz toda diferença quando aplicamos nas diversas situações da vida um novo olhar, uma nova forma de pensar e de nos comportar. Mudar nossas atitudes por consequência nos traz diferentes resultados. Ao desenvolver um estado de estar sempre curioso silenciamos nosso eu julgador, permitimos experimentar novas Histórias e novas sensações. 

Pensamento Sistêmico é abrir mão do certo ou errado. O certo ou errado é a percepção de cada um. Quer você acredite que você está certo ou quer você acredite que você está errado em ambas as situações está correto. Isso mesmo! Um pouco complexo para sua percepção? Vejamos juntos. 

Pensamento Expandido

Este é um convite para você ampliar e expandir sua forma de pensar. Olhar além do individuo isolado, considerar o contexto e a situação como um todo. 

Pensar sistemicamente exige uma inédita maneira de olhar o mundo e o homem e isso, é lógico, exige, também, uma modificação da maneira de se portar para ampliar o foco e entender que o outro ou as pessoas a sua volta não são unicamente responsáveis por tudo que acontece. Não são as únicas responsáveis ou culpadas por todas as consequências. 

Todos temos o direito de errar. A cada passo incerto há uma intenção positiva. Uma busca por objetivos em meio as adversidades. Devemos nos dispor a quebra de paradigmas, rever conceitos e nos abrir a descoberta de nós mesmos e do outro. Para isso, é importante ter coração livre de julgamentos e preconceitos, mudar nosso ângulo de visão.

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Fernando Pessoa

 

E como o Pensamento Sistêmico Funciona na Prática?

Primeiramente você precisa responder três perguntas básicas. Olhe para seu interior responda com intensa sinceridade e seriedade: 

  1. Onde você está hoje? 
  2. Para onde você deseja ir? 
  3. Como chegará lá? 

Você precisa responder para você mesmo  encarar de frente se onde está hoje é o que desejou no passado, se suas conquistas estão acontecendo no tempo certo. Se você tem usado todo seu potencial de forma constante e com ousadia. Se sim, ótimo! Você já conhece o processo e este é o melhor momento para pensar um pouco mais, rever o caminho e continuar caminho com a mesma maturidade e determinação. Se não, está tudo bem, também, este é o melhor momento para rever ações e traçar novas rotas. Sabemos que não será uma tarefa fácil, no entanto, é algo inadiável para continuar em frente e chegar onde deseja.

Honrar, respeitar e amar a própria História independente do ponto em que chegou te levará ao próximo nível no vídeo game da Vida. Pessoas de sucesso e autoconfiantes desenvolvem Pensamento Sistêmico e conseguem olhar com carinho para si e para o outro.

Então agora, eu te convido a responder as mesmas perguntas sobre as pessoas com quem convive: 

  1. Onde elas estão hoje? Onde estão as pessoas com quem você convive hoje? 
  2. Para onde elas querem ir? 
  3. Como chegarão lá? Como as pessoas com quem você convive chegarão lá? 

Veja que interessante, um Estado de Curiosidade pela situação que leva o outro a determina atitude. Livre de julgamentos, apenas horando, respeitando e amando a História do outro, passo que só conseguimos dar a partir da nossa própria História.

E ao obter essas respostas com serenidade e profundidade, iniciam-se conexões internas e externas. Conexão com seu eu interior, com pessoas que possuem vivencias e comportamentos internos e externos. Pessoas, igualmente a você, com metas, atitudes e efeitos internos e externos. Pessoas que interferem umas nas vidas das outras.  

Entender e pensar sistemicamente te ajudará a modificar o foco, entender e pensar sistemicamente te ajudará a transformar sua forma de aprendizagem, entender e pensar sistemicamente te ajudará a modificar comportamentos e a criar novos relacionamentos estáveis e saudáveis. 

Pensamento Sistêmico é abrir mão do certo ou errado e atingir um novo nível de pensamento. O certo ou o errado não existem, é apenas a percepção de cada um. Enquanto algo é errado aos seus olhos pode ser certo ao olhar do outro e vice versa. O consenso e um bom diálogo sem julgamentos em Estado de Curiosidade proporcionam resultados inesperados e surpreendentes.

O Pensamento deve fazer parte de sua vida de forma integral, estar presente em todas as áreas: Pessoal, Profissional, Espiritual, Familiar, Social e Financeira.

Tenho certeza que este conceito te ajudará a desenvolver novas atitudes na busca de Resultados Extraordinários para o ano de 2021. Dúvidas sobre o conceito, deixe seu comentário abaixo e terei prazer em responder. 

 

Rosana Siqueira 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima